Exposição : FCCN / A boca de Cena

convite final mesmoTexto curatorial

FCCN: A Boca de Cena

Merleau-Ponty disse que recolocando o objeto na experiência nós lhe retiramos justamente aquilo que faz sua objetividade.

Juan Reos, redifine as matrizes, adotando as imagens como autênticos objetos perdidos, criando uma nova representação.

Seus trabalhos, concebidos na imaginação, ficam no limite entre a representação e a realidade, como a boca de cena, não raro perdidos em uma experiência onírica, como, por exemplo, em Simulatório II e V.

Por outro lado, da sua experiência cotidiana, ele nos apresenta trabalhos feitos com as notinhas de post.it. Além de folhas presas com fitas adesivas, umas dentro das outras, ou folhas dobradas e marcadas, dando-nos a sensação de volume e tridimensionalidade, como um simulacro.

Nos trabalhos com os signos tipográficos, imitando os letreiros de neon, bem como nos trabalhos em que ele representa objetos (fazendo uma alusão as histórias em quadrinhos), o artista remonta aos surrealistas, associando-se aos conceitos operacionais com extrema acuidade. Com efeito, os objetos representados estão num ambiente vazio com cores da escala tonal baixa, dando harmonização em todo contexto visual de seus trabalhos.

Como salientou Flavio Desgrandes (Inversão da Olhadela. São Paulo, Hucitec, 2012. p.17): O sentido de uma cena não constitui como dado prévio, estabelecido antes pela leitura, mas algo que realiza na própria relação do expectador com texto cênico. O ato da leitura solicita a instauração de um tempo que contrarie a lógica do cotidiano, que abra espaço para o outro modo perceptivo, que afaste do conhecido, do usual, do esperado.

Juan Reos com seus trabalhos traduziu com maestria essa relação com o objeto, criando muitas possibilidades. Como ele mesmo disse: ­– Eu gosto da idéia do teatro como espaço, onde o expectador e o ator fazem acordo e o espectador acorda em acreditar na cena, na ficção, durante o tempo que seja a obra.

Loly Demercian

 

 

 

 

Juan Reos, Buenos Aires 1983.

Bacharel em Artes Visuais com orientação em Pintura no UNA (Universidad Nacional de las Artes, Argentina).

Realizou exposições individuais e coletivas em espaços como: Galeria Belleza y Felicidad, Galeria Appetite, Galeria Jardín Oculto, Centro Cultural Recoleta, Centro Cultural San Martín, Fondo Nacional de las Artes, entre outros.

Participou da edição 2011 da bolsa de estudo ECuNhi-FNA para artistas visuais.

Em 2014 realizou a Residência Artística FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) em São Paulo.

Atualmente realiza a Pós-graduação em Linguagens Artísticos Combinados no UNA (Universidad Nacional de las Artes, Argentina). Vive e trabalha em Bueno Aires,Argentina. O seu percurso de pensamento, traduz indicios de uma narrativa do imaginário.

.

Os comentários estão desativados.