CNT 2018 – COLETIVA DE NOVOS TALENTOS 2018

 

 

CNT 2018 – COLETIVA DE NOVOS TALENTOS 2018
Abertura dia 10 de novembro às 13 horas

A Casagaleria e Oficina de Arte – Loly Demercian desde a sua fundação, há 14 anos, vem procurando investigar e questionar as diversas práticas em artes visuais.
A experiência adquirida ao longo desses anos facilitou a compreensão das práticas de curadoria. É fundamental para tal desiderato a compreensão e intelecção dos discursos dos artistas e a sua intenção em relação ao objeto, mas sem incorrer no vício ou no equívoco do reducionismo de um único caminho a ser questionado. Procuramos ampliar esse olhar e o entendimento no processo artístico.
Como se sabe, a arte do século XXI, baseia-se na realidade (simbólico, relações sociais) e  no real ( narrativa, como você vê o mundo) , não se baseia apenas no objeto, mas no processo desse objeto, ou seja, a experiência que nele está contida (realidade,  contemporaneidade, cotidiano etc), descortinando novas práticas dos conceitos tradicionais de arte.
Nessa codificação de diferentes percepções do objeto é que está configurada a construção da linguagem visual: o objeto percebido. A arte, nisso tudo, situa-se na metalinguagem e só se torna significativa quando o sujeito é provocado.
Para que isso aconteça, ela tem que ser apreciada, olhada, sentida, percebida no espaço em relação ao tempo da experiência estética, não importando onde ele esteja (se nas mídias digitais ou qualquer outro lugar do espaço). O importante é que o sujeito estabeleça uma discussão imediata com o objeto e que seja envolvido no processo de significações da obra, isto é, além de perceber a relação espaço/tempo, ele deve habitá-lo.
Casagaleria e Oficina de Arte Loly Demercian, portanto, formula um convite para descoberta das experiências que o seleto grupo de artistas têm a demonstrar na materialização do espaço expositivo, que não surgiu do acaso, mas, ao reverso, emergiu de conversas, encontros e trocas reunidas.
Em outras palavras, as interações humanas, configuram relações intersubjetivas de maneira a tornar a arte um lugar de encontro, de ligação e de convivência com o sensível.

Loly Demercian