A Casagaleria e Oficina de Arte – Loly Demercian desde a sua fundação, há 16 anos, vem procurando investigar e questionar as diversas práticas em artes visuais.
A experiência adquirida ao longo desses anos facilitou a compreensão das práticas de curadoria. É fundamental para tal desiderato a compreensão e intelecção dos discursos dos artistas e a sua intenção em relação ao objeto, mas sem incorrer no vício ou no equívoco do reducionismo de um único caminho a ser questionado. Procuramos ampliar esse olhar e o entendimento no processo artístico.
Nessa codificação de diferentes percepções do objeto é que está configurada a construção da linguagem visual: o objeto percebido. A arte, nisso tudo, situa-se na metalinguagem e só torna-se significativa quando o sujeito é provocado.
Para que isso aconteça, ela tem que ser apreciada, olhada, sentida, percebida no espaço em relação ao tempo da experiência estética, não importando onde ele esteja (se nas mídias digitais ou qualquer outro lugar do espaço).
Casagaleria e Oficina de Arte Loly Demercian, portanto, formula um convite para conhecer esses artistas. Selecionamos 20 artistas, numa coletiva de novos artistas, que abriremos no dia 13 às 17 h , a segunda edição. Têm como objetivo , estabelecer uma discussão imediata com o objeto e que seja envolvido no processo de significações da obra, isto é, além de perceber a relação espaço/tempo, ele deve habitá-lo.
Artistas : Ana Carmen Nogueira, Alessandra Mastrogiovanni , Andre Araujo, Antônio Cavalcanti, Azeite de Leos, Cipriano Souza, Eliane Gallo, Everson Fonseca, John Parker, Kika Goldstein, Lucas Gervilla, Márcia dos Santos, Marietta Toledo, Milton Blaser, Maurity Damy, Nádia Starikoff, Nemviptk, Otávio Zani, Raphaelle Faure-V, Rodrigo Gontijo, Sueli Rojas.
-Loly Demercian