Abandonamento: re(ocupando) lugares através de intervenções audiovisuais é uma pesquisa, tanto prática, quanto teórica, a partir de um trabalho artístico que desenvolve desde 2013, chamado “Abandonamento”, no qual realiza intervenções temporárias, através de projeções audiovisuais, em locais abandonados pré-definidos; o trabalho tem, portanto, características site-specific.
Durante a realização da presente pesquisa, produzirá uma nova etapa de “Abandonamento”, que será apresentada ao público através de uma exposição entre o mês de fevereiro de 2019. A parte teórica da pesquisa irá abordar as diferentes relações do artista com o local onde sua obra é realizada em acordo com o conceito de site-specific. Embasou-se no pensamento de autores como Miwon Kwon, Nick Kaye, Hal Foster, Marion Segaud, Douglas Crimp, Philippe Dubois, Marc Augé, entre outros. Como referências artísticas, usarei os trabalhos de artistas como o polonês Krzysztof Wodiczko e o brasileiro Lucas Bambozzi.
Ambas as etapas acontecerão em paralelo, enquadrando o projeto na linha de pesquisa Processos e Procedimentos Artísticos, do Instituto de Artes da UNESP.